O Ato Heroico em favor das Almas do Purgatório

 

Jesus a Santa Gertrudes

Era tal a Devoção desta Santa pelas Almas que chegou a fazer o que se chama de ato heroico, isto é, ofereceu de uma vez para sempre, todos os seus merecimentos de orações e boas obras em sufrágio e alívio das Almas.

Tendo a Santa renovado o ato heroico em favor de uma determinada alma, disse ao Senhor: “Espero que a vossa terna misericórdia se dignará olhar favoravelmente para minha indigência e nudez”.

JESUS RESPONDEU-LHE com a seguinte comparação que bem mostra quão agradável a DEUS e quão bem recompensada é a oferta generosa de todos os merecimentos próprios em favor das Almas do Purgatório:

-“A mãe contenta-se em sentar a seus pés as filhas que, estando já em idade de se vestirem, sabem preservar-se do frio; mas sustenta no braço e aquece com seus próprios vestidos a filhinha recém- nascida.”
E ajuntou: “Terás porventura alguma coisa a invejar aos que estão sentados junto das fontes dos rios, tu que estás sentada à beira do oceano?

Sentar-se junto da imensidade do oceano, ser aquecido pelos vestidos da mãe significa que DEUS reserva uma grande recompensa para as Almas que, num rasgo de heroicidade, se despojam dos vestidos de seus merecimentos para com eles cobrirem a nudez das almas prisioneiras do Purgatório.

 

Fórmula

Consiste em entregar todas as suas obras de caridade passadas, presentes e futuras para que Nossa Senhora e Nosso Senhor possam aplicar em sufrágio as Santas Almas do Purgatório.

 

Oração de oferecimento – Ato Heroico

“Ó meu DEUS, PAI de todas as Almas, eu, em união com os merecimentos de JESUS e MARIA, vos ofereço, pelas Almas do Purgatório, todas as indulgências que possa ganhar, e bem assim todas as obras satisfatórias que fizer durante minha vida, e todas aquelas que forem oferecidas para mim na vida e depois da morte.

Dignai- Vos Senhor, aceitar esta oferta pelo amor que tendes àquelas Almas que criastes para o Céu, pelas quais o Vosso Divino Filho vos ofereceu o seu preciosíssimo Sangue, e que agora estão sofrendo tantas penas no fogo do Purgatório. Assim o espero na vossa infinita Misericórdia. Assim Seja”

 

 

 

 

 

Textos extraídos do Livro: Do Irmão João

Fale Conosco