Misterios do Rosário pelas Almas do Purgatório

ROSARIO PELAS SANTAS ALMAS

Mistérios Gozosos:

1º Misterio – Anunciação do Senhor

A nossa vinda a este mundo é o primeiro passo que damos para a morte. É assim para todos os homens.  Foi também assim para Jesus, ao fazer-se homem nas puríssimas estranhas da Virgem. Nascemos para viver e para morrer quanto ao corpo que, no fim do mundo, sairá do sepulcro para, unido à alma, ver a Deus “a quem ninguém viu, a não ser o Filho unigênito do Pai que O deu a conhecer” (João. 1, 18).

Rezar nos Mistérios: 1 Pai Nosso – 10 Ave-Marias e 1 gloria

Ó  Meu Jesus, perdoai-nos livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, socorrei principalmente aquelas que mais precisarem de Vossa Misericórdia.

Dai- lhes Senhor o descanso eterno. E a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém

2º Mistério – Visita de Nossa Senhora

O Batismo, ao dar- nos a vida divina pela qual,  somos  filhos de Deus, lembra-nos a morte e faz-nos morrer para o pecado.Jesus santificou João Batista, confessor de Cristo até ao martírio. Morremos, quanto ao corpo, para recebermos a vida da Glória de que a graça é o gérmen. A caridade tornar-nos-á dignos da bem- aventurança eterna. Por isso, está morto espiritualmente “quem possuir bens deste mundo e vir seu irmão em necessidade, mas lhe fechar o coração” ( 1 Jo. 3, 17)

3º Mistério – Nascimento de Jesus

Na primeira infância, o ser humano freqüentemente vê a morte a ameaçá-lo. Há milhões de crianças que morrem por causa de abortos provocados por mães, médicos, enfermeiros e parteiras criminosos . José e Maria fugiram com Jesus para o Egipto e Herodes mandou matar os Santos Inocentes Quantas invenções não servem para dar a morte!… Batalhamos para que os homens vivam “com paciência, suportando-se uns aos outros com caridade e esforçando-se solicitamente por conservar a unidade de Espírito no vínculo da paz” do Presépio. ( Ef. 4, 23)

4º Mistério – Apresentação do Senhor

A Juventude não gosta de pensar na morte e mal aceita acreditar nela. No entanto, quantos jovens morrem, vítimas de imprudências, doenças, guerras, etc.! Jesus, apresentado no Templo, é a imagem de tantas crianças e jovens pelos quais se ofereceu e imolou. Que todos, crianças, jovens, adultos e velhos, encarnado cristãmente a morte, vivam dignamente e “glorifiquem a Deus Pai que está nos Céus” ( Mt. 5, 16).

Mistério – Jesus entre os doutores

A vida inteira é uma antecipação e um prelúdio da morte. Num abrir e fechar de olhos tudo desaparece. Ninguém está excluído desta proximidade da morte. Vivamos em amizade com Cristo. Se, alguma vez, dEle nos afastarmos pelo pecado, emendemo- nos quanto antes, porque “o mundo passa como também a sua concupiscência, mas quem faz a vontade de Deus permanece eternamente” ( 1 Jo. 2. 17).

mistérios Dolorosos:

 1º Mistério – Agonia de Jesus

É necessário lutar. Agonia quer dizer combate entre a vida e a morte, que necessita, muitas vezes, de imensa força para separar o que Deus tão perfeitamente uniu: a alma e o corpo. Quantos  moribundos, pensando, em  Jesus  no  horto, sentiram coragem e consolação para enfrentar a morte como Ele , que assim falou aos discípulos: “ É chegada a hora: o Filho do homem vai ser entregue às mãos dos pecadores”. ( Mc. 14, 41).

2º Mistério – Flagelação de Jesus

É necessário sofrer.Muitos têm uma morte tranquila e de convertidos a Deus. Outros morrem repentinamente. Há quem passe por terríveis sofrimentos que podíamos chamar flagelação do corpo e da alma. Habituemo-nos a viver em graça, encaremos a vida à luz da fé e imitemos a resignação de Jesus, brutalmente flagelado e carregando “sobre Si as iniquidades de todos nós” (Is. 53, 6).

 

3º Mistério – Jesus é coroado de espinhos

É necessário merecer.Tudo vale para a eternidade: o que é feito ou mesmo aceite, agradável ou desagradável, dar, com os olhos em Deus, um simples copo de água, como passar por sofrimento e humilhações. Saibam os doentes que nada se perde e nos espera uma coroa de glória semelhante à de Jesus que sofreu a coroa de espinhos, de quem diz o profeta “o Justo, meu servo, justificará a muitos com a sua ciência e tomará sobre Si as suas iniquidades” ( Is. 53, 11).

 4º Mistério – Jesus leva a Cruz no caminho do Calvário

 

É necessário ser bom.Quando os familiares, os vizinhos e amigos têm fé, marcam presença junto do moribundo em seu leito de morte, quais delicados cireneus. Oferecem seus serviços e procuram consolar. Jesus foi reconhecido para com as piedosas mulheres a caminho do Calvário. Saibamos merecer, apoiados na graça divina e unidos a Jesus “que no seu corpo, carregou os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça” ( 1 Ped. 2, 24).

5º Mistério – Jesus morre

É necessário abandonar-nos a Deus. “ Pai, dizia Jesus, em Vossas mãos entrego o Meu espírito(Lc. 23, 47) .Se a alma e a vida, no momento da morte, estiverem nas mãos de Deus, que temos a temer? Assim acontecerá, se procurarmos (e os familiares no-lo lembrarem) receber fervorosamente, a tempo e horas, os últimos Sacramentos. Para isso, importa que amemos a Jesus e cumpramos as suas palavras: “amai- vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado” ( Jo. 15, 12).

misterios Gloriosos:

1º Mistério – Jesus Ressuscita

O Além-da-morte será uma vida nova, ditosa e bem- aventurada, infeliz ou de condenados eternamente Os juízos dos homens nem sempre correspondem aos juízos de Deus e até lhes são contrário. Ás vezes, os homens alegram-se, quando deveriam chorar; e choram, quando deviam alegrar-se. Sejamos fiéis ao nosso Batismo, “para que, como Cristo ressuscitou dentre os mortos para glória do Pai, assim vivamos também nós uma vida nova” (Rom. 6, 4) neste mundo e após a morte.

2º Mistério – Ascensão de Jesus

O Além-da-morte será uma vida celeste, se vivermos e morrermos na amizade de Cristo. Quem não quererá passar da Terra ao Céu e gozar da posse e visão da S.ma Trindade? Todas as pessoas sensatas. Então, sejamos fiéis discípulos de Jesus que disse: “Depois de partir e vos preparar um lugar, voltarei e levar-vos-ei comigo, para que, onde Eu Estiver estejais também” ( Jo. 14, 3).

3º Mistério – Descida do Divino Espírito Santo

O Além-da-Morte é uma vida onde se gozam todos os bens, se nos salvarmos. Então, ninguém deixe de amar o bem Infinito que é Deus. Todos os bem-aventurados, antes de morrer, lembraram as palavras de Jesus: “convém-vos que Eu me vá” (Jo. 16, 7) para o seio do Pai e vos envie o Espírito Santo que ensinou: “Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, atua por meio de todos e se encontra em todos” (Ef. 4,6) dando a sua felicidade.

 

4º Mistério – Assunção de nossa Senhora

O Além- da- Morte (para os bons) é uma vida gloriosa em que se recebe não apenas o cêntuplo por tudo o que se faz por Deus, mas a bem- aventurança eterna . A recompensa,

recebida por Maria, na sua Assunção, e a recompensa, recebida pelos Santos, são uma prova de que realmente Deus é a própria felicidade eterna. Imitemos Nossa Senhora a quem a Igreja aplica estas palavras: “Quem me encontrar, encontrará a vida e alcançará do Senhor a Salvação” ( Prov. 8, 35).

5º Mistério – Nossa Senhora é coroada Rainha do Céu e da Terra

O Além-da-Morte é uma vida eterna, ditosa paras os justos, infelizes para os ímpios. As glórias, honras e louvores deste mundo passam como a ave que voa, a sombra que passa e o vento que sopra. A visão  de  Deus  não  tem fim, como não têm as penas dos condenados. Infelizes os que morrem em pecado mortal! “Ditosos os que morrem no Senhor” ( Apoc. 14, 13). Digamos a Nossa Senhora: “A nossa salvação (depois de Jesus), ó Maria, está em vossas mãos. Olhai Por nós e com alegria serviremos ao Senhor, nosso Rei”

Ao fim do terço

Eu vos rogo, meu clementíssimo Jesus, pela grande doçura do vosso Coração, que tenhais piedade das almas aflitas, que estão penando no Purgatório. Lembrai- vos, Jesus amorosíssimo, de tantas misericórdias conosco tão prodigamente repartidas. Lembrai-vos das penas, das chagas, dos sofrimentos, das feridas e das dores que suportastes.

Lembrai-vos de todas as gotas de vosso precioso sangue, que pelos homens derramastes. Lembrai-vos, enfim, da morte penosíssima, que, por nós pecadores, com tanto amor padecestes.

Eu por tudo isto vos rogo humildemente que derrameis sobre aquelas almas aflitas a virtude, a eficácia, o fruto e a graça dos mencionados vossos trabalhos e da vossa Paixão, para que, aliviadas daquelas penas, fiquem inteiramente livres e salvas. Lembrai-vos, Jesus misericordiosíssimo, que são vossas filhas diletas, vossas queridas amigas, por vós remidas e por vós eleitas para a glória do Paraíso. Basta de vossa justiça; que já por bastante tempo elas têm penado no fogo. E, se ainda têm que purgar por vosso respeito, sejam benignamente absolvidas: pela infinita misericórdia. Nas vossas mãos eu as entrego, piedosíssimo Senhor meu Jesus Cristo, e a vós de todo o meu coração as recomendo.

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, não só neste vala de lágrimas, porém ainda no lugar de nossa expiação, salve! A vós clamamos, Consoladora dos aflitos; a vós suspiramos, gemendo e chorando por nossos irmãos que sofrem no Purgatório. Esses vossos olhos misericordiosos volvei a eles, Advogada nossa; e mostrai-lhes Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Isto vos rogamos encarecidamente por eles, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria! Intercedei pelos mortos, Santa Mãe de Deus, para que entrem já no gozo das promessas de Cristo. Amem.

Fale Conosco